Logo JMCAD Ícone

JMCAD Versão 09.156 Gratuito

12.21 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em: 09/01/2013 Yuriy Mikhaylovskiy
30K
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

Descrição

Elaine Martins
Excelente ferramenta para modelar e simular sistemas dinâmicos complexos das mais diversas áreas

Desenvolvido em linguagem Java, JMCAD é uma ferramenta que permite a modelagem e a simulação de sistemas complexos não só da engenharia elétrica, mas também de outras áreas, como computação. Simular circuitos dos mais diversos tipos é muito fácil com este leve e prático aplicativo. Não deixe de conferir.

A interface e suas facilidades

A primeira característica que chama a atenção no JMCAD é a interface organizada e muito agradável. O uso de cores claras para as janelas e opções permite que o usuário trabalhe por horas com o aplicativo sem sentir incômodo na vista.

O programa usa um sistema de abas muito legal para ajudar na classificação dos componentes que podem ser colocados nos projetos. Por exemplo, na aba “IN” é possível encontrar todos os componentes que simulam a entrada de dados e sinais. As demais opções são:

  • OUT: simula as saídas de um sistema.

  • Control: insere componentes que controlam o fluxo de dados.

  • Operations: permite efetuar expressões lógicas e matemáticas com as entradas e saídas.

  • Functions: insira funções como seno e cosseno nos simuladores.

  • Logic elements: permite colocar elementos lógicos (or, not, xor, etc.) nos projetos.

Sistema de abas utilizado pelo aplicativo

Fácil de usar

Aprender a usar o JMCAD não tem segredo. A tela do aplicativo é dividida em três partes principais. A primeira delas é aquela na qual estão os botões, barra de tarefa e menus. A segunda é a coluna presente mais à esquerda, que concentra os exemplos de simuladores criados com o programa. A terceira e última parte é a área na qual você irá construir os diagramas, circuitos, etc.

JMCAD - Imagem 2 do software

Para inserir um componente no projeto, basta acessar a aba na qual ele foi colocado e selecionar dando um clique com o mouse. Não era o componente que você precisava? Não tem problema! Selecione o que deseja apagar e clique no botão JMCAD - Imagem 3 do software.

Tudo pronto, projeto montado e pronto para funcionar. E agora? Agora é preciso inserir o botão de “play”, que dá a partida no simulador criado. Você encontra este botão na aba “Control” e, para ativar, é só dar um clique sobre ele. Fácil, fácil!

Nossa Opinião sobre o JMCAD

Apesar de ser fácil de usar, JMCAD só é indicado para usuários que tenham conhecimentos de circuitos, simuladores e componentes elétricos e lógicos. Você pode ficar frustrado se tentar usar o programa sem entender o que está acontecendo.

Infelizmente o aplicativo não possui tradução para o português, o que acaba exigindo um pouco de conhecimento do inglês por parte dos usuários. Além disso, ao tentar executar dois ou três simuladores ao mesmo tempo, pode ser que você tenha uma queda significativa no desempenho do seu computador.

Excetuando-se os pequenos impasses citados acima, JMCAD mostrou-se um excelente aplicativo, merecendo um destaque não só por cumprir muito bem o que promete, mas por apresentar uma interface didática e agradável para trabalhar. Vale a pena conferir.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar.
  • Interface agradável.
  • Programa leve.

Contras

  • Não possui tradução para o português.
  • Pode travar o computador se forem executados muitos simuladores juntos.
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o JMCAD

+1 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!