Logo MSCalc Ícone

MSCalc Versão 1.10 Gratuito para Testar

13.18 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em: 26/07/2013 MSC Engenharia de Software.
6K
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

Descrição

Jeferson Olsson
Ótima ferramenta para projetar estruturas na engenharia civil

Do desenvolvedor

O MSCalc é formado por 12 módulos independentes de dimensionamento, todos inclusos no mesmo pacote do sofware. Pode-se, facilmente, alternar entre os módulos disponíveis.

Flexão Pura

Dimensionamento da armadura longitudinal de seções retangulares submetidas a momento fletor normal simples, tracionando fibras superiores ou inferiores. Permite dimensionamento de seções nos domínios de deformação 2, 3 (armadura simples) e 4 (armadura dupla).

Cisalhamento Puro

Dimensionamento da armadura transversal (estribos) de seções retangulares submetidas a esforço de cisalhamento. É utilizado o Modelo II (treliça generalizada) da NBR6118, possibilitando ângulos das bielas de compressão entre 30º e 45º, conforme critério do usuário.

Flexão Pura - Seção T

Dimensionamento da armadura longitudinal de seções em formato de "T" submetidas à momento fletor normal simples, tracionando fibras inferiores. Permite dimensionamento de seções nos domínios de deformação 2, 3 (armadura simples) , considerando a colaboração da mesa de compressão.

MSCalc - Imagem 1 do software

Torção com Cisalhamento

Dimensionamento da armadura transversal (estribos) de seções retangulares submetidas a esforço de cisalhamento com torção. É utilizado o Modelo II (treliça generalizada) da NBR6118, possibilitando ângulos das bielas de compressão entre 30º e 45º, conforme critério do usuário.

Lajes Maciças

Dimensionamento da armadura de flexão de lajes maciças submetidas a carregamento no plano principal. Para a obtenção dos esforços, utiliza-se o processo de Marcus, possibilitando analisar 6 casos de vinculações. Além da área de armadura necessária, listam-se as reações nos apoios.

Lajes Nervuradas

Dimensionamento da armadura de flexão nas nervuras das lajes nervuradas (em colméia). Para a obtenção dos esforços, utiliza-se o processo de Marcus, caso 1: laje simplesmente apoiada. Além da área de armadura necessária, listam-se as reações nos apoios.

Pilares

Dimensionamento de armadura longitudinal de pilares medianamente esbeltos (índice de esbeltez até 90). São considerados os efeitos de segunda ordem pelo método do pilar padrão com rigidez KAPA aproximada. São verificadas as seções de base, topo e intermediária à Flexão Composta Oblíqua, com dimensionamento indireto.

MSCalc - Imagem 2 do software

Sapatas

Dimensionamento da armadura de tração em sapatas rígidas isoladas, pelo método das bielas comprimidas. De acordo com os dados de entrada, calculam-se as dimensões em planta e altura necessárias conforme critérios normativos.

Capacidade de Carga em Estacas

Cálculo de capacidade de carga admissível em estacas pelo método semi-empírico Aoki-Velloso. Com base nos dados de relatório de sondagem geotécnica (SPT e tipo de solo), estima-se a capacidade de carga admissível com o somatório da resistência por atrito lateral somado à carga de ponta.

Momentos e Deformações

Obtenção dos momentos fletores máximos nos modelos estáticos mais comuns (biapoiado, biengastado, rotulado-engastado, etc). A flecha é estimada considerando-se inércia fissurada pela fórmula de Branson (estádio II ponderado) e com consideração de fluência.

Flexão Composta Oblíqua

Dimensionanamento de armadura longitudinal de seções retangulares submetidas à Flexão Composta Oblíqua (força normal e momento fletor nas duas direções). Utiliza-se processo rigoroso, por meio de métodos numéricos sofisticados. Para verificação e memória de cálculo, pode-se plotar  o diagrama de interação (gráfico de roseta).

Pré-Dimensionamento Preliminar

Estimativa de dimensões de vigas, lajes e pilares na fase preliminar de projeto, obtendo-se valores iniciais a serem refinados nos processamentos estruturais posteriores. Podem ser obtidas a área estimada de pilares, altura estimada de vigas e lajes.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o MSCalc